quarta-feira, novembro 04, 2009

Instituições Divinas e Invenções Humanas - 7

AS INVENÇÕES HUMANAS

Além daquelas já referidas no capítulo referente ao trabalho, outras foram criadas pelo homem, no setor que atinge e macula a família: a bigamia, a poligamia, o concubinato, a prostituição, o divórcio, o homossexualismo, o lesbianismo, etc.

BIGAMIA E POLIGAMIA

Deus fez uma só mulher para Adão. Teria feito duas ou mais se devesse ser assim, mas Deus instituiu o casamento monogâmico, pois só esse dá certo com a bênção de Deus.

Foi um dos filhos de Caim – Lameque – o primeiro a ter duas mulheres. O exemplo logo se tornou costume e evoluiu para poligamia. Até hoje existem varões e sociedades muçulmanas, mórmons e outras, que defendem o “direito” de um homem possuir quantas mulheres puder sustentar. Em nosso meio, no Brasil, a bigamia é uma realidade, mas essas uniões não podem ser legalizadas; a bigamia é ilegal, mas é muito comum e não existe para o bígamo nenhuma punição legal.

Porém as conseqüências trágicas da bigamia e da poligamia são com ênfase registradas nas Escrituras, o que mostra como Deus rejeita e pune os transgressores.

O mau exemplo de Jacó é gritante. Convertido já em sua velhice, talvez com mais de 70 anos, na sua mocidade casou-se contrafeito, mas não obrigado, com as irmãs Lia e Raquel, suas primas, filhas do tio Labão. Além disso teve duas concubinas, por sugestão das esposas, Zilpa e Bila – Gn 29.21-31. Foi uma família fora do controle de seu chefe: 12 filhos e uma filha, de quatro mães diferentes. Só José e Benjamin, filhos de Raquel - a única que deveria ser mulher de Jacó - não lhe deram grandes desgostos.

Entretanto Deus se denominava “o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó” - Ex 3.15. Pois Jacó, o terceiro da linhagem dos Patriarcas, colheu amargos frutos de sua poligamia, e os colheu especialmente depois de ter sido regenerado e convertido. Um dia a filha Diná foi deflorada por um homem do povo heveu, o qual quis se casar com ela. Mas os irmãos de Diná usaram um sórdido ardil e mataram todos os varões heveus e saquearam os seus bens - Gn 34.13-31. Quando Jacó soube do acontecido se indignou, mas teve que apenas curtir a vergonha e a dor de tão grande vilania dos filhos. Anos mais tarde os 10 irmãos de José, filhos de Lia e das concubinas de Jacó, venderam José como escravo para uma caravana de midianitas, e mentiram ao pai dizendo que uma fera matara José – Gn 37.

(continua)

Sem comentários: