terça-feira, dezembro 08, 2009

Conversões dramáticas e notáveis - 1

Sou testemunha de algumas conversões notáveis por ter conhecido seus personagens.

Narciso Lemos foi ex-cangaceiro de Lampião. Conheci-o quando eu era seminarista em Campinas, há mais de 60 anos.

Ele estava no seminário, e uma pequena roda de seminaristas o cercava. Contou-nos sua vida.

Foi cangaceiro de Lampião. Quando este foi morto, o bando se dispersou e ele fugiu para a cidade de Santos – SP, onde continuou sua vida de crimes. Ali cometeu seu 14. assassinato: amasiou-se com uma moça, contrariando a vontade do pai dela, e só para lhe fazer desaforo, alugou uma casa bem em frente ao sogro. Uma noite acordou com um grito da moça e viu o pai dela prestes a matá-lo com um punhal. Defendeu-se, teve um dedo decepado, mas lutou, tomou a arma e matou o pobre homem. Narciso era alto e forte.

Ainda em Santos, encontrou-se um dia com um antigo companheiro de cangaço; logo convidou-o para assaltarem juntos. Ficou decepcionado quando o amigo recusou o convite pois disse que agora era “crente”. Odiou-o, mas aceitou o convite para irem ao culto naquela noite; planejou matá-lo no caminho para a igreja batista de Vicente de Carvalho, que fica entre Santos e Guarujá. No caminho, resolveu matá-lo na volta. Não entrou na templo, mas ficou na porta. Deus agia: ouviu a mensagem e converteu-se!

Tornou-se colportor: vendedor de Bíblias e livros evangélicos. Evangelizou nas casas e nas igrejas. O pastor batista Erodice de Queiroz escreveu uma biografia de Narciso Lemos com o título: “Porque deixei a indústria do crime”.

(continua)

Sem comentários: