terça-feira, dezembro 29, 2009

Os evangélicos e os neo-pentecostais - 2

I - Como se identifica o neo-pentecostalismo?
I.1 - Pela forma opressiva de "santificação" - sinais exteriores de santidade, como vestuário, cabelo, modo de orar, saudações e expressões verbais de fé, frequência obrigatória aos cultos, ênfase na contribuição financeira como sinal de fé. Tudo sem a correspondente santificação da vida. "Deus olha para o coração" - 1Sm 16.7.
I.2 - Personalismo dos líderes, desde os "pastores" até os chefes ou donos da igreja ou empresa, exercem um pretenso sacerdotalismo: o povo depende deles.
I.3 - Desprezo pelo estudo em geral e da Bíblia, em particular. Seu iluminismo exacerbado, usado e abusado pelos "sacerdotes", explora o emocionalismo em detrimento da razão e do raciocínio esclarecidos pelo Espírito Santo.
I.4 - Falta de estudo dos líderes, e de um curso de teologia idôneo. Ultimamente os neo-pentecostais tem criado "seminários" e até cursos de "pós graduação" sem idoneidade, apenas para mascararem os líderes com diplomas sem nenhum valor.
I.5 - Exclusivismo, característico das seitas. Para os neo-pentecostais, só eles tem o Espírito Santo e foram por Ele batizados. Outros cristãos, não.

(continua)

Sem comentários: