terça-feira, junho 16, 2009

Palestra com Noivos - 5

2º estudo - A Instituição do Casamento

Gênesis 1.27-28; 2.7-25

Para entendermos corretamente a instituição e a natureza do casamento, temos que ver quem Deus uniu.

Deus criou o homem (ser humano) à Sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea (homem e mulher) os criou”.

Fica bem claro que ambos (homem e mulher) foram criados à imagem e semelhança de Deus; nem só o homem, nem só a mulher, mas ambos - o “homem” no sentido genérico. Se fosse apenas o varão, a palavra hebraica usada não seria “adamáh”, mas “ish” (varão). Ambos têm em sua natureza esta altíssima dignidade: semelhança com Deus.

Houve, em passado muito distante, quem negasse que a mulher fosse também criada à semelhança de Deus; um conceito machista, anti-bíblico. Logo no começo a Palavra de Deus esvazia o sentimento machista.

O versículo 28 confirma o que estamos afirmando:

E Deus os abençoou e lhes disse: frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra, e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a Terra”.

Inteligência e capacidade para ter domínio sobre a criação, dadas a ambos, igualmente.

Afinal, em que consiste a “imagem e semelhança” de Deus no ser humano?

Sabemos que não se trata de semelhança física, pois Cristo diz: “Deus é espírito” - Jo 2.24. A semelhança é toda espiritual.

Deus é retratado nas Escrituras como um Ser dotado de inteligência racional, consciência moral e espírito. Esses são, também, os três aspectos da personalidade do ser humano: racionalidade, consciência moral e espiritualidade.

Sem comentários: