terça-feira, junho 23, 2009

Palestra com Noivos - 7

A esta altura da narrativa encontramos no versículo 18 a declaração de Deus:

Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (ou, que lhe seja idônea, capaz).

A idéia é de um ser que se encaixasse no homem, como completando-o física, psicológica e espiritualmente. Para isso era necessário que fosse um ser à sua altura, em nada inferior, pois do contrário não seria idônea, capaz. A pretensa superioridade do varão sobre a mulher é completamente irreal.

Mas, Deus não criou a mulher imediatamente. Vejamos por que.

Deus deu ao homem um trabalho de ordem intelectual: dar nomes aos animais - certamente às espécies animais. Adão realizou esse trabalho (versículo 20). Nesse versículo encontramos a razão porque Deus o mandou fazer isso. Adão descobriu algo sumamente importante:

...para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele (que lhe fosse idônea)”.

O versículo seguinte diz:

Então o Senhor fez cair um pesado sono sobre Adão...”

O que Deus planejara era isso mesmo: fazer Adão perceber que estava só, sentir a solidão, desejar uma companheira; então Deus a faria, e foi isso que Ele fez, para que Adão valorizasse a sua companheira. Continua o versículo 21:

...e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou (fechou) a carne em seu lugar. E da costela que Deus tomara do homem, formou uma mulher e trouxe-a a Adão”.

Esse foi o exato momento em que Deus instituiu o casamento. Não formou a mulher para colocá-la apartada do homem, num recanto do jardim, mas “a trouxe a Adão”, para estarem juntos.

Deus os fizera dotados de capacidade de reprodução, dotados de sexo; “ambos estavam nus” (versículo 25). Deus os fez para serem marido e mulher. Nada há de errado com o sexo e o nú em si mesmos, entre o casal. Deus nos fez assim como somos. Não devemos ter preconceitos contra o sexo em si, nem banalizá-lo como a sociedade faz hoje em dia, para sua própria infelicidade.

A satisfação do homem, diante de sua companheira, fica evidente no versículo 23:

E disse Adão: esta é agora (finalmente!) osso de meus ossos e carne de minha carne”.

Deus o fez saber, de algum modo, como Ele a fizera. A mulher foi feita de um pedaço do próprio homem, e não de algum material inferior. Dessa maneira, também, Deus nos faz saber que desde sua origem a mulher em nada é inferior ao varão.

Agostinho comentava que Deus não fizera Eva da cabeça de Adão, como indicando que ela deveria dominá-lo, nem a fez de seus pés, como a indicar que deveria ser pisada por ele, mas a fez de uma de suas costelas, de seu lado, como a indicar que deveria estar sempre protegida pelo marido; de junto de seu coração, como indicando que ela deveria ser o centro dos afetos de seu marido.

Sem comentários: