3º estudo - A quem cabe a maior responsabilidade
Salmo 128
Este salmo é como um complemento do Salmo 127. Fala da felicidade daquele que teme ao Senhor.
Entendamos bem: temer ao Senhor longe está de significar ter medo de Deus; isso seria horrível. Significa amar, obedecer, respeitar, e também lembrar que Deus é também rigorosamente justo, não tolerando a injustiça sob qualquer forma, e castigando até aquele a quem ama. Leia Pv 3.11-12; Hb 12.6 e Gl 6.7. Não só temer - uma atitude mental - mas também “andar” nos Seus caminhos ou ensinos, em comunhão com Ele.
Para andar nos caminhos de Deus temos que conhecê-los; lendo toda a Sua Palavra, meditando nela e amando-a, sabendo que nos foi dada para nosso bem - lJo 5.3: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados”.
Deus recompensa aquele que O teme, e lhe promete:
lº) “Comerás do trabalho de tuas mãos”. O trabalho é bênção, por isso foi dado a Adão antes de ele pecar; trabalho honesto e produtivo. Penoso é alguém não poder trabalhar, e viver do trabalho de outros, ser inválido.
2º) “Serás feliz” - felicidade é a aspiração de toda pessoa.
3º) “e tudo te irá bem” - sucesso em todo empreendimento, prosperidade.
Antes de prosseguir, convém perguntar: a quem é dirigido este salmo? A resposta que normalmente ocorre é “a todos nós”, pois todos precisamos temer ao Senhor e suas promessas são para todos nós; isso é verdade. Entretanto, o salmo se dirige ao homem, ao varão. Por isso é que diz “a tua mulher...”
Por que se dirige ao varão? É pela posição e encargo de liderança que o varão tem, especialmente nas sociedades machistas. Em toda sociedade as atitudes do homem exercem uma grande influência sobre toda a família.
Numa casa onde o marido e pai é temente a Deus, visto com frequência lendo a Bíblia, orando, frequentando a Igreja e seus trabalhos, sua influência será positiva nesses aspectos, mas caso contrário, também seus exemplos negativos serão facilmente seguidos pela esposa e pelos filhos.
Então vem a 4a. promessa:
“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados de tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira à roda de tua mesa”.
Deus lhe dará uma esposa diligente, colaboradora eficiente para a prosperidade de toda a família. É o que ensina a figura usada “videira frutífera”, que produz uvas, preciosas para a alimentação, com as quais se produz também o vinho, que era também um importante elemento da alimentação do israelita; oliveira, a outra figura, aplicada aos filhos: produz a azeitona, boa para se comer, da qual se extrai o azeite, tão importante também na alimentação, com outros usos ainda, inclusive medicinais. São os filhos contribuindo para a prosperidade da família daquele que teme ao Senhor.
O versículo 4 vem confirmar:
“Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”.
O versículo 5 se aplica mais ao judeu da época, mas o versículo 6 se aplica a todos os que temem ao Senhor. É a 5a. promessa:
“E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel”: vida longa, e a alegria de ver também os netos.
Sem comentários:
Enviar um comentário